ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:813-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">813-1</td><td><b>CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS NO ROMANCE AVALOVARA </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Helena Friedrich </u> (UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O romance <i>Avalovara</i>, de Osman Lins, considerado inovador na década de 1970, quando de sua publicação, ainda hoje instiga o leitor a reflexões sobre os significados de sua peculiar elaboração. Entre os vários aspectos anti-convencionais desta obra, encontra-se a construção das personagens femininas. Abel, o protagonista, movimenta-se em vários espaços e passa por diversas transformações com vistas à maturidade e ao domínio da linguagem literária. Três representações de mulheres, construídas de modo peculiar, participam desse processo de formação e aprendizagem: configuram-se elas de forma híbrida, com elementos de <i>referencialização</i>, porém predominando a <i>desreferencialização</i>. A originalidade marca a construção dessas personagens e a relação estabelecida entre elas e o protagonista. Á parte de determinadas características referenciais apresentadas, no transcorrer do tema A, <i>Roos e as cidades</i>, com cenário na Europa, Abel divisa inúmeras cidades europeias no corpo de Anneliese Roos. No tema T, <i>Cecília entre os leões</i>, Abel vive, em Recife, uma história de amor com Cecília, e novamente elementos insólitos fazem parte da descrição da personagem feminina. O seu corpo compreende multidões de pessoas humildes e desamparadas, introduzindo-se, desta maneira, através da construção desta personagem, a temática social e da cultura popular brasileira nordestina. Nos temas R, O, E e N deparamo-nos com a relação amorosa de Abel com <b>O</b> , cujo corpo compõe-se de letras, sons e palavras, e com a morte de ambos, assassinados pelo marido traído.Neste tema O, salienta-se a recorrência de cenas descrevendo em detalhes o ato de amor do casal. Explicam-se elas devido às características peculiares da personagem <b>O</b>, constituída por palavras, ou seja, representação da linguagem. Podem ser interpretadas, pois, tais cenas como alegorias da criação literária, do objeto da constante busca que Abel empreende durante sua vida. Assim, a concretização do amor entre ambos representa a posse da linguagem literária pelo escritor. Estamos, dessa forma, diante da proposta de Osman Lins: o ato de criação literária mostra-se longo e repleto de detalhes, assim como o amor entre Abel e <b>O</b> .</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>