ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:814-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">814-1</td><td><b>O êxtase do nada - Um estudo do niilismo nos contos "Vazio" e "Dois Homens" de Luiz Vilela</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ronaldo Vinagre Franjotti </u> (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A literatura é sempre produto de uma determinada sociedade. Por isso, tanto ela quanto o seu estudo sempre suscitaram grandes discussões, seja por conta das diferentes literaturas, seja por conta das diferentes teorias propostas para sua análise. Percebemos que há uma imperativa necessidade de conformar o texto literário e a teoria literária, visto que só uma combinação desses dois aspectos pode explorar todas as potencialidades da literatura. A teoria literária, ao longo do século passado, englobou conceitos e aspectos de outras áreas, como a filosofia e a psicanálise. O que propomos nesse estudo é uma análise de dois contos presentes no livro TREMOR DE TERRA, de Luiz Vilela. Nossa análise parte do texto e tem como principal instrumento a filosofia de Arthur Schopenhauer. O que fazemos é apresentar um conceito de niilismo, tomado a partir da obra de Schopenhauer, e mostrar como ele é um importante instrumento para a interpretação desses contos. Feita a análise do texto, propomos uma aproximação entre os contos selecionados de Vilela com o romance O ESTRANGEIRO do argelino Albert Camus. A lição que fica de nosso estudo é que as distinções geográficas e literárias estão cada vez mais fluidas e a obra de Luiz Vilela, que traz preocupações e modos semelhantes de tratar questões universais, é uma grande indicação disso. A intensa carga filosófica e o trato de temas universais colocam o texto de Vilela além da brasilidade ou da regionalidade, além do centro e das periferias.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>