ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:815-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">815-1</td><td><b>Representações sociais da leitura, do livro e da biblioteca em obras de Raul Pompéia, Machado de Assis e Lima Barreto</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Magali Lippert da Silva </u> (IFRS - INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Homero Vizeu de Araújo (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O trabalho trata das representações sociais da leitura, do livro e da biblioteca nos persongens dos romances:  O Ateneu de Raul Pompéia,  Casa Velha e  Esaú e Jacó de Machado de Assis e  Triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto. O foco em personagens idealizados por Raul Pompéia, Lima Barreto e Machado de Assis dá-se pelo fato de serem esses autores grandes expoentes da Literatura Brasileira do fim do século XIX e início do século XX e por terem, os três, trabalhado com personagens com íntima relação com a leitura, com os livros e com as bibliotecas. Através dos  personagens leitores criados pelos autores citados, é possível perceber rupturas de pensamentos, reelaborações de símbolos, criações de novas imagens em contraposição com antigas. É possível perceber o enraizamento de crenças e a destruição de ideologias. A formação e evolução do leitor, de sua relação com os livros e com as bibliotecas através do estudo das representações sociais nas obras literárias ajudará a elucidar os motivos que levam o indivíduo a buscar o livro e, através da leitura, as possibilidade de perceber novos significados para os objetos, novas formas de representar velhas imagens e de perceber o mundo que o cerca. O estudo visa suprir uma deficiência nos estudos representacionais biblioteconômicos, que, até então, não incluíram estudos literários como uma forma de entender a percepção de intelectuais (nesse caso, escritores) sobre assuntos relacionados ao livro, à leitura e à biblioteca. Também contribui para o enriquecimento da pesquisa em Literatura que, apesar de estudar exaustivamente autores e obras, não possui em seus repositórios trabalhos que abordem as representações sociais dos autores através de seus personagens, sobre, justamente, o que é subsídio e fruto de criação: leituras, livros e bibliotecas.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>