ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:817-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">817-1</td><td><b>A formação continuada para a abordagem transdisciplinar da leitura</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Osvaldo Barreto Oliveira Júnior (IF BAIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano) ; <u>Edna Maria de Oliveira Ferreira </u> (IF BAIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este artigo discute a leitura como atividade transdisciplinar de construção do conhecimento, que perpassa as diversas áreas do saber numa sociedade letrada. Para isso, põe em evidência as proposições apresentadas no projeto de formação em abordagem transdisciplinar da leitura, que foi elaborado pelos professores Edna Maria de Oliveira Ferreira e Osvaldo Barreto Oliveira Júnior e foi apresentado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano ao MEC, como proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, adota uma concepção de leitura fundada nos estudos sociointeracionistas da linguagem humana, para refletir sobre o papel do professor na formação de leitores críticos e ativos na construção de sentidos mediados pelos textos lidos. Metodologicamente, este texto encontra-se dividido em duas partes: na primeira, busca dialogar com estudiosos que se interessam pelo processo da leitura, como Freire (1987), Kleiman (1993), dentre outros, além de Bakhtin (1992, 2000), devido às postulações desse último sobre o processo de interação verbal; na segunda parte, apresenta, de forma sucinta, a metodologia proposta no projeto de formação em abordagem transdisciplinar da leitura supracitado. Com isso, pretende-se argumentar que a leitura constitui ação polivalente de construção de efeitos de sentido, articulada através da relação de elementos diversos: a linguagem, o produto materializado na forma de texto, os contextos de interação, os conhecimentos e saberes dos interlocutores etc., já que o texto, ou melhor, o intertexto, é espaço de múltiplas convivências, e a leitura, a atividade que as faz aflorar. Nessa perspectiva, assume-se o caráter dialógico da leitura, que, como produto de linguagem, constitui-se na interação com o outro.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>