XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:821-1


Oral (Tema Livre)
821-1LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES EM ESPAÇOS MULTICULTURAIS
Autores:José Nicolau Gregorin Filho (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação de leitores e os possíveis espaços oferecidos para as atividades de contato com a leitura literária em ambientes escolares caracterizados pela diversidade cultural. ਀倀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 琀爀愀愀爀 甀洀 戀爀攀瘀攀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 䄀渀最漀氀愀 攀 䴀漀愀洀戀椀焀甀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 椀渀挀椀漀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀ⴀ愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀㨀 愀 瘀椀猀漀 栀攀最攀洀渀椀挀愀 搀漀 攀甀爀漀挀攀渀琀爀椀猀洀漀 焀甀攀 椀渀猀琀愀甀爀漀甀 瀀漀猀琀甀爀愀猀 搀攀 椀洀椀琀愀漀 搀攀 猀攀甀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀⸀ Propõe-se essa discussão em virtude da percepção de, tanto no Brasil como em outros países de língua portuguesa como Angola e Moçambique, a formação de leitores (professores e alunos) atravessou um longo período de dominação ideológica ocasionado por processos de colonização a que foram submetidas essas nações.਀一愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀猀攀猀 瀀愀猀攀猀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 洀愀椀猀 瀀氀甀爀愀椀猀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀  氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀  椀渀昀渀挀椀愀 攀  樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 洀愀椀猀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 攀 挀爀椀愀 渀漀瘀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀漀猀 猀挀椀漀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀