ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:825-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">825-1</td><td><b>Encruzilhada narrativa: o testemunho e a possibilidade de (re) articulação dos sujeitos pós-traumáticos no Cone Sul.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Silvia Karina Nicacio Cáceres </u> (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O recente passado de violência ditatorial no Cone Sul latino-americano fissurou os sujeitos e grandes projetos coletivos nessas sociedades. A possibilidade de narrar e transpassar esse passado rearticulando os sujeitos que atravessam o trauma é elemento central à constituição de redes intelectuais vinculadas aos Estudos Culturais de vertente britânica na região. Autores como Beatriz Sarlo, Nelly Richard e Idelber Avelar compõem esta rede intelectual e têm trabalhado com o debate sobre testemunho e rearticulação dos sujeitos em ao menos três grandes chaves de leitura: as mutações das produções culturais e literárias, as mutações da cena urbana e suas apropriações púbicas e privadas e as mutações da intelectualidade e da auto-imagem desse grupo social. Nossa intenção no presente trabalho é mapear esses três lugares de anunciação de discursos sobre o testemunho na tentativa de compreender como os mesmos parecem compor de forma conjunta, possibilidades de rearticulação dos sujeitos fissurados pelas ditaduras dentro da rede/ projeto intelectual aqui referido.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>