ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:827-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">827-1</td><td><b>História e Modernidade em Ninho de Cobras, de Lêdo Ivo</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Adriana Nunes de Souza </u> (IFAL - Instituto Federal de Alagoas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O trabalho realiza uma análise da obra Ninho de cobras, de Lêdo Ivo, sob a perspectiva da ironia romântica, numa inter-relação com a pesquisa histórica de que o romance, abertamente, faz uso. Assim, é discutida a relação entre a memória, a história, a ficção e a representação metafórica amplamente utilizada no texto; aspectos que servem à ironia romântica e seu desvendar do ficcional no romance. Para a discussão, utilizam-se as ideias de Luís Costa Lima, Antonio Candido, Hugo Friedrich, Wolfgang Iser, Sérgio Buarque de Holanda, Shelley, Irlemar Chiampi e Lélia Parreira Duarte acerca da relação entre a História e a Literatura, da associação entre memória e ficção, e da questão da modernidade literária. No texto, a crítica social será também discutida e com ela o autoritarismo e a repressão ditatorial que figuram no romance ambientado na Maceió da década de 1940  na Era Vargas  e que mantém uma convergência de tempos com o período militar.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>