XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:833-1


Oral (Tema Livre)
833-1As escritas de um poeta-leitor: pensando a poesia de Paulo Leminski
Autores:Rosimar Araújo Silva (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Este trabalho pretende, através de uma análise intertextual das obras poéticas de Paulo Leminski (1944-1989), pensar a tensão nelas instaurada pelo atrito de tantas formas de linguagem, como a publicidade, a canção popular, a fotografia, além das diversas linhagens poéticas. Partimos do hibridismo como principal efeito mobilizador dos trânsitos que o poeta pratica, reconhecendo a pluralidade dos arranjos de concepções de arte e de linguagem, gêneros e movimentos artísticos diversificados que organizam seu discurso poético e crítico. Sob essa perspectiva, iremos verificar como Leminski põe em jogo valores literários e não-literários, questionando sua oposição, para viabilizar seus projetos artísticos. Neles podemos identificar um poeta/artista que se apresentou como “escritor-leitor”, seja na publicidade, na tradução, na escrita de resenhas e ensaios, nas inúmeras revistas da época de que participou, e no envolvimento com a canção popular, seja na aproximação com a Poesia Concreta, na poesia dos anos 70.਀         䔀猀猀攀 攀猀琀甀搀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 瘀愀氀攀爀 搀愀猀 挀愀爀琀愀猀 搀攀 䔀渀瘀椀攀 洀攀甀 搀椀挀椀漀渀爀椀漀㨀 挀愀爀琀愀猀 攀 愀氀最甀洀愀 挀爀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀㬀 搀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀 攀洀 䔀渀猀愀椀漀猀 䌀爀瀀琀椀挀漀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀㬀 䔀渀猀愀椀漀猀 攀 愀渀猀攀椀漀猀 挀爀瀀琀椀挀漀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀 攀 搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 戀椀漀最爀愀昀椀愀猀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 猀漀戀爀攀 䨀攀猀甀猀 䌀爀椀猀琀漀Ⰰ 䈀愀猀栀Ⰰ 吀爀琀猀欀椀 攀 䌀爀甀稀 攀 匀漀甀稀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㄀㤀㠀㌀ 攀 ㄀㤀㠀㘀⸀ 䄀 昀漀爀琀甀渀愀 挀爀琀椀挀愀 搀漀 瀀漀攀琀愀 猀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 猀攀甀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 挀漀洀 愀 猀甀愀 瀀漀攀猀椀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀猀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀愀猀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 挀爀琀椀挀愀 攀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀 瀀漀琀椀挀愀⸀ É fato que o poeta passou por várias frentes e estas se entrecruzaram de tal modo que todos os seus empreendimentos acabaram apontando para uma produção que, por ser inconclusa, pode encenar uma problemática que compreendemos como um sintoma de deformidade monstruosa. Procuraremos pensar tal deformidade pelas circunstâncias que marcaram a obra leminskiana e o ponto fulcral está justamente nos inúmeros trânsitos entre o literário e o não-literário e nos desvios suscitados no percurso de seus projetos poéticos.਀ ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀