ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:845-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">845-1</td><td><b>Milan Kundera: uma literatura dos Paradoxos Terminais da Modernidade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Veralice Barroso </u> (UNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de BrasíliaUNB - Universidade de Brasília) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A expressão <i>Paradoxos Terminais da Modernidade</i> foi cunhada pelo escritor tcheco Milan Kundera para designar o tempo do qual participou como sujeito histórico. Se por um lado, a estética romanesca kunderiana se configura enquanto possibilidade de reflexões sobre o mundo paradoxal que teria se constituído por força das catástrofes afiguradas no decorrer do século passado, por outro lado, ao longo de uma prática literário-reflexiva, por meio de suas personagens dom-juanescas, Kundera constrói e traz para o âmbito da literatura outros paradigmas que apontam para uma nova sensibilidade estética para a qual certamente Linda Hutcheon chamaria de "uma poética do pós-modernismo". Assim, com o objetivo de buscar compreender o que e como Don Juan nos fala a respeito das experiências dos homens e mulheres de seu tempo e daqueles que ultrapassaram os limites da modernidade, a presente proposta de comunicação procura lança um olhar crítico reflexivo sobre as criações dom-juanescas que perpassam o conjunto dos textos ficionais de Milan Kundera .</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>