XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:852-1


Oral (Tema Livre)
852-1Antropofagia crítica
Autores:Tiago Leite Costa (PUC - RJ - Pontifícia Universidade Católica)

Resumo

A Década de 1940 e o início dos anos 1950 abarcam a maturidade da atividade crítica de Oswald de Andrade. Data deste período uma série de ensaios, crônicas e teses acadêmicas que tematizam a história política e cultural do Ocidente moderno de um ponto de vista peculiar, a partir do qual o autor sugere um quadro original de motivações e conseqüências para alguns de seus principais acontecimentos.਀  一攀猀琀攀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 伀猀眀愀氀搀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 漀猀 愀氀椀挀攀爀挀攀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀愀 ∀瘀椀猀漀 搀攀 洀甀渀搀漀 愀渀琀爀漀瀀漀昀最椀挀愀∀ 焀甀攀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 渀愀猀 搀甀愀猀 搀挀愀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 猀 琀愀爀搀椀愀洀攀渀琀攀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 攀洀 洀椀渀切挀椀愀猀 瀀攀氀漀 愀甀琀漀爀⸀ Com efeito, dois empreendimentos conceituais motivam implicitamente as teses e ensaios antropofágicos. Um deles busca recuperar a dimensão órfica (mitológica) do pensamento primitivo e ajustá-la a um certo crivo laico e às conquistas técnicas do século XX; o outro pretende costurar as prioridades libertárias do individualismo moderno ao apelo utópico por justiça social, típico das ideologias coletivistas. Os dois vieses entrecruzam-se naturalmente, mas, ainda que remetam as tradicionais dicotomias religião-ciência e liberalismo-socialismo, no caso da antropofagia crítica, se estendem por caminhos mais amplos, sinuosos e matizados.਀  䌀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀猀愀猀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀Ⰰ 伀猀眀愀氀搀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀 爀攀椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 焀甀攀 爀攀洀漀渀琀愀洀  䄀渀琀椀最甀椀搀愀搀攀Ⰰ  䤀搀愀搀攀 䴀搀椀愀Ⰰ 愀漀 刀攀渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀  搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀爀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 漀挀椀搀攀渀琀攀 洀漀搀攀爀渀漀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 琀爀愀愀 甀洀 愀洀瀀氀漀 瀀愀椀渀攀氀 渀漀 焀甀愀氀 愀渀氀椀猀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀Ⰰ 昀椀氀漀猀昀椀挀愀猀 攀 愀渀琀爀漀瀀漀氀最椀挀愀猀 猀攀 洀椀猀琀甀爀愀洀 愀 椀渀瘀攀渀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 攀 瀀漀琀椀挀愀⸀ Nesse sentido, acredito que esses textos seguem de perto a tradição crítica mencionada na chamada do simpósio em questão, na medida em que realizam, por meio da associação entre literatura e estudos sociais, um exame original dos fenômenos históricos e culturais característicos do Brasil. Penso, igualmente, que eles constituem uma rica fonte de idéias para o debate crítico acerca dos limites entre os campos discursivos da interpretação e da criação (ou das teorias do conhecimento e do ficcional).਀  伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 最攀爀愀氀 搀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀 攀 琀攀猀攀猀 漀猀眀愀氀搀椀愀渀漀猀 攀 搀攀戀愀琀攀爀 搀攀 焀甀攀 洀漀搀漀 愀 愀渀琀爀漀瀀漀昀愀最椀愀 挀爀琀椀挀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 漀瀀攀爀愀搀漀爀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 焀甀攀 琀爀愀渀猀椀琀愀 攀渀琀爀攀 漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 攀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 洀漀搀攀爀渀愀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 攀 椀渀甀猀椀琀愀搀愀猀 瘀椀猀愀搀愀猀 琀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 漀挀椀搀攀渀琀愀氀 攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 渀愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀