XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:862-1


Oral (Tema Livre)
862-1O CONTEXTO RELIGIOSO NA LITERATURA DE MAYA ANGELOU E MÃE BEATA DE YEMONJÁ
Autores:Felipe Fanuel Xavier Rodrigues (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

As literaturas afro-americana e afro-brasileira podem ser entendidas como diferentes variações de um mesmo gênero que, marcado por uma singularidade discursiva em torno de uma temática étnica, possui fortes vínculos culturais com as situações sociais de cada contexto histórico de que emerge. O gênero pode ser visto, assim, como uma marca de resistência cultural por meio da literatura. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀爀焀甀攀漀氀漀最椀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀 瀀漀爀 䠀攀渀爀礀 䰀漀甀椀猀 䜀愀琀攀猀 䨀爀⸀ ⠀㄀㤀㤀㌀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀戀⤀ 爀攀瘀攀氀愀 漀 焀甀愀渀琀漀 琀愀氀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀  猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 栀椀猀琀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀⸀ 䔀洀 琀攀爀洀漀猀 渀甀洀爀椀挀漀猀Ⰰ 㰀椀㸀攀砀攀洀瀀氀椀 最爀愀琀椀愀㰀⼀椀㸀Ⰰ 䜀愀琀攀猀 琀漀爀渀漀甀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀 Ⰰ 甀洀愀 挀漀氀攀漀 搀攀 攀猀挀爀椀琀漀猀 愀昀爀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀渀琀爀攀 ㄀㠀㈀㤀 攀 ㄀㤀㐀 Ⰰ 焀甀攀 愀氀挀愀渀愀洀 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 ㄀㈀    挀漀渀琀漀猀Ⰰ ㄀㠀    瀀漀攀洀愀猀 攀 㐀㈀    爀攀猀攀渀栀愀猀 攀 愀爀琀椀最漀猀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 瀀爀瀀爀椀愀 䄀洀爀椀挀愀 猀攀爀椀愀 漀 渀愀猀挀攀搀漀甀爀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀昀爀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀⸀ No caso brasileiro, ainda não há estudos conclusivos de arqueologia literária que indiquem a importância histórica da literatura enquanto veículo de resistência cultural, desde os tempos coloniais. Todavia, outra forma de arte, como a música, desempenha este papel, sobretudo por meio de um gênero musical como o samba, que tem se caracterizado por guardar memórias de um tempo difícil. No passado, a dura realidade de escravos baianos tematizou a cor de um ritmo que hoje é marca da identidade nacional. Como já cantava Vinicius de Moraes: “Porque o samba é a tristeza que balança / E a tristeza tem sempre uma esperança / A tristeza tem sempre uma esperança / De um dia não ser mais triste não.” (“Samba da Bênção”)਀준 瀀爀攀挀椀猀漀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 愀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 渀漀 最漀稀愀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀爀攀猀琀最椀漀 焀甀攀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 愀昀爀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 瀀漀猀猀甀椀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀愀猀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀甀琀漀爀愀猀 愀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 猀攀爀攀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 瀀漀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀猀琀爀愀渀最攀椀爀漀猀 ⠀匀愀氀最甀攀椀爀漀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀ 䄀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 琀攀洀 椀洀瀀攀搀椀搀漀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 焀甀攀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀爀琀攀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 琀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 爀攀氀愀琀椀瘀愀猀 愀漀猀 愀昀爀漀ⴀ搀攀猀挀攀渀搀攀渀琀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  De modo amplo, as culturas afro-americana e afro-brasileira fazem parte de uma discussão maior sobre Diáspora Africana, entendida na academia como relacionada a localidades geográficas, para onde pessoas oriundas da África, em algum momento, imigraram, de modo forçado na maioria das vezes, e contribuíram para a formação de culturas nacionais. (Tillis, 2009) Neste aspecto, tanto o Brasil como os Estados Unidos, ao longo de sua história, foram influenciados pelas tradições culturais africanas. Esta influência forjou novas manifestações culturais, frutos, em sua maioria, de um novo contexto formado pelo choque entre diferentes culturas. Da situação colonial foram herdados problemas sociais que não seriam apagados da literatura contemporânea de ambos os países. ਀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 椀搀椀漀猀猀椀渀挀爀愀猀椀愀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀砀琀甀愀氀 搀愀猀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀猀 愀昀爀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 攀 愀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 挀漀洀甀洀 攀渀琀爀攀 攀氀愀猀 洀攀爀攀挀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 愀 猀愀戀攀爀㨀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 爀攀氀椀最椀漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 猀椀洀戀氀椀挀漀 攀洀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 䄀 愀甀琀漀戀椀漀最爀愀昀椀愀 猀攀爀椀愀 甀洀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀椀愀 攀猀猀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 渀攀猀猀攀 最渀攀爀漀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 漀 焀甀愀渀琀漀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 爀攀氀椀最椀漀猀漀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 猀椀洀戀氀椀挀漀 搀攀 搀甀愀猀 愀甀琀漀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀Ⰰ 搀愀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀攀猀 最攀漀最爀昀椀挀愀猀 攀洀 搀椀猀挀甀猀猀漀Ⰰ 䴀愀礀愀 䄀渀最攀氀漀甀 攀 䴀攀 䈀攀愀琀愀 搀攀 夀攀洀漀渀樀⸀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀