ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:873-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">873-1</td><td><b>Opressão e resistência em Passing de Nella Larsen e Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Renata Thiago Pontes </u> (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Objetivo deste trabalho é analizar a questão da construção da identidade afro-descendente nas obras &Passing; de Nella Larsen e &Quarto de despejo; de Carolina Maria de Jesus e assinalar e interpretar os distintos modos de pensar a relação opressor/oprimido, colonizador/colonizado em cada obra.O tema da resistência, o qual se encontra, aberta ou veladamente, na maioria dos textos pós-coloniais, revela não somente o revide do sujeito colonizado ou do oprimido, mas também a ambigüidade e a fragmentação do colonizador ou opressor. A resistência, em todas as formas, dá ao sujeito pós-colonial a percepção crítica da sua condição e o meio para recuperar a subjetividade.A ideologia referente à repressão das sociedades pós-coloniais e dos sujeitos coloniais pertence a uma categoria em que o oprimido é fixado pela superioridade do dominado. Essa relação dialética se intensifica quando os estudos versam sobre gênero e abordam a condição feminina e a dupla colonização da mulher nas sociedades póscoloniais. As obras &Passing; de Nella Larsen e &Quarto de despejo; de Carolina Maria de Jesus são aqui encaradas como tentativas de destruir visões estereotipadas das mulheres negras e de como os sujeitos podem encontrar diferentes maneiras de resistir à opressão. Analisar tais obras, sua recepção pelo mercado brasileiro e estrangeiro e como os processos de resistência e opressão ocorrem nelas é de suma importância para os estudos sobre a alteridade e para os estudos comparados.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>