ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:877-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">877-1</td><td><b>A afirmação de um teatro desagradável: Nelson Rodrigues, dramaturgo</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Roberto Ferreira da Rocha </u> (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> Mulher sem Pecado agradou Manuel Bandeira.  Vestido de Noiva foi um marco que inaugurou o teatro moderno brasileiro.  Álbum de Família é barrado pela Censura, transformando o dramaturgo em autor maldito. A busca desenfreada pelo apoio dos intelectuais ao seu trabalho, as polêmicas violentas quando esse lhe faltava, o cabotinismo desenfreado e assumido são características que ajudaram a formar a imagem de autor de Nelson Rodrigues. Porém elas também criaram o modo como suas peças passaram a ser lidas e encenadas. Um teatro desagradável, cafajeste, canastrão, ofensivo, que choca e atrai seu público, por explodir suas expectativas e obrigá-lo a uma relação menos passiva e essencialmente politizada com o espetáculo cênico. Os contemporâneos de Nelson reagiam violentamente ao solapar impetrado por seus textos de seus valores e ideais. Estaria hoje a radicalidade do teatro de Nelson Rodrigues contida pela própria mitologia criada em torno do autor?</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>