ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:884-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">884-1</td><td><b>A FÉ COMO ESTRATAGEMA CULTURAL LIBERTADOR</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Leoné Astride Barzotto </u> (UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este estudo visa analisar, sob uma ótica pós-colonial, os aspectos culturais das manifestações religiosas que estruturam o romance "A ilha sob o mar" (2010), de Isabel Allende. Tal investigação busca explicitar que a fé proveniente da zona de contato, independentemente da crença a qual é depositada, manifesta-se como uma potente estratégia de resistência ao sistema opressor imposto à grande maioria dos países latino-americanos, sobretudo no período das dependências econômicas europeias e das lutas locais por libertação. Dessa forma, as manifestações religiosas da obra supracitada serão investigadas pela premissa da fé como um estratagema cultural libertador. Assim, a narrativa selecionada passa a ser um micro cosmo de representação metonímica a outras instâncias cujas experiências de domínio versus libertação se aproximam no entorno da América Latina como um todo. Portanto, dar-se-á um enfoque maior à Zarité Sedella, personagem central que - na condição subalternizada pelo sistema por ser mulher, negra, escrava, trabalhadora, mãe bastarda e voduísta  só consegue alcançar a tão desejada liberdade por meio das crenças que a sustentam e a fazem perseverar, mesmo diante das maiores atrocidades. Palavras-chave: Fé; Crenças; Cultura; Liberdade; Isabel Allende. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>