ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:892-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">892-1</td><td><b>O Descaso pelo Masculino Presente na Narrativa de Teolinda Gersão - a Árvore das Palavras</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa </u> (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho tem como objetivo mapear o descaso pelo masculino na narrativa da escritora portuguesa Teolinda Gersão - A árvore das palavras. O descaso encontra-se presente em relação à personagem Laureano "o pacato e prestativo pai". A voz de Laureano desaparece entre as vozes femininas que se alternam na narrativa: a de Gita, a filha e a de Amélia, a esposa. A primeira separa o mundo em que vive em dois conforme seus laços afetivos e suas afinidades: "E logo ali a casa se dividia em duas, A Casa Branca e A Casa Preta. A Casa Branca era a de Amélia, A Casa Preta a de Lóia. O quintal era em redor da casa preta. Eu pertencia à Casa Preta e ao quintal." Ao fazer esta afirmação, Gita revela suas referências: a mãe branca portuguesa e a empregada negra moçambicana. O pai, apesar das duas casas e praticamente sustentá-las, quase não faz parte dessas referências em que o universo feminino se impõe.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>