ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:896-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">896-1</td><td><b>SOBRE A FIGURA DO CRIMINOSO NO ROMANCE CATÓLICO DO SÉCULO XX</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marcelo Tadeu Schincariol </u> (CU-BOULDER - University of Colorado at Boulder) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Analisadas à luz do movimento de Renovação Católica que se deu na virada do século XX, as obras de Julien Green, François Mauriac e Georges Bernanos, principais referências no quadro do romance católico francês, possibilitam que se reavalie o caminho percorrido por romancistas católicos brasileiros como Lúcio Cardoso, Octávio de Faria e Cornélio Penna, tornando assim mais evidente a apropriação de elementos caros ao romance policial como forma de incluir o gênero romanesco na tradição da reflexão católica sobre as relações entre os homens, padrões morais e desígnios de Deus. Interessa-nos particularmente como a concepção de crime, entendida como vocação humana, define o universo do romance católico, que teria visto no gênero policial um lugar privilegiado para a corporificação de questões inquietantes para o mundo ocidental da virada do século XX, bem como para a manifestação do tom trágico denunciador de uma existência cujo sentido mostrava-se obscuro. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>