ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:907-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">907-1</td><td><b>MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO AUTOR E DE SUA OBRA NO PNLD  2007</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Juliana Carli Moreira de Andrade </u> (IEL - UNICAMP - Instituto de Estudos da Linguagem) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Entendendo que a escola é uma instituição que busca formar indivíduos leitores e que para tanto adota o livro didático de língua portuguesa (doravante LDLP), como um meio legítimo de circulação da literatura e entendendo que no modo de organização do LDLP reverbera valores ou critérios de literariedade estabelecidos pela crítica literária determinando os modos de compreensão do literário. Essa comunicação tem por finalidade analisar a presença de Monteiro Lobato e de sua obra no PNLD  Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2007. Apresentamos um panorama da inserção do autor e de sua obra em todos os livros de ensino fundamental ciclos I e II avaliados pelo programa no ano de 2007. Em seguida, analisamos duas situações de aprendizagem nas quais são apresentadas a biografia do autor e uma de suas obras. Como estofo teórico nos utilizamos de alguns conceitos presentes na Teoria Enunciativo-discursiva do Circulo Bakhtiniano, na História da Leitura de Roger Chartier e na Crítica Literária. Os dados do PNLD analisados foram extraídos dos resultados do projeto <i>O Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação</i> realizado a partir de uma parceria entre o Instituto de Estudos da Linguagem  IEL / Unicamp e o CEALE  Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita  UFMG / Universidade Federal de Minas Gerais que organizou os dados do Programa Nacional do Livro Didático realizados entre os anos de 1997 e 2007, referentes ao LDLP. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>