XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:910-1


Oral (Tema Livre)
910-1NAS ENTRELINHAS DO PREFÁCIO: UMA LEITURA DA APRECIAÇÃO CASCUDIANA SOBRE A PRODUÇÃO LITERÁRIA NO RIO GRANDE DO NORTE
Autores:Maria da Conceição Silva Dantas Monteiro (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do NorteUFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

É inegável a relevância de Luís da Câmara Cascudo para as letras brasileiras. A sua contribuição foi dada nas mais diferentes áreas do conhecimento: antropologia, historiografia, etnografia, entre outras. Na literatura atuou como ensaísta, cronista, contista, romancista, poeta e crítico literário. Mas a função que ele desempenhou e que se destaca neste trabalho é a de prefaciador de obras literárias. O prefácio, cuja função é antecipar informações sobre a obra que será lida a posteriori, e muitas vezes é considerado um texto marginal, tem sua origem no latim praefatio e no grego prólogos (Cf. MOISÉS, 1999, p. 416/418). O objetivo é apresentar a leitura de prefácios escritos por Luís da Câmara Cascudo a obras literárias ao longo da década de 20. Para nortear esse estudo consideram-se os seguintes questionamentos: que fatores contribuem para Cascudo ser o prefaciador mais solicitado do Rio Grande do Norte? Por que Cascudo tinha a preocupação de prefaciar tantas obras? Que perfil de Cascudo pode se construir a partir dos prefácios escritos por ele? Que posição era assumida pelo prefaciador? Qual o conteúdo desses documentos, o que revelam? O ponto de partida da análise é a proposição de que a leitura dos prefácios viabiliza uma melhor compreensão da história da literatura, da memória cultural e da literatura produzida especificamente no Rio Grande do Norte. Nesse sentido, Antonio Candido (2002, p. 87), sugere que quando se trata do literário, o dado local “se vai modificando e adaptando, superando as formas mais grosseiras até dar a impressão de que se dissolveu na generalidade dos temas universais”. Isso nos mostra que na visão do crítico, local e universal devem se harmonizar no contexto da obra literária. Partindo do princípio de que “monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação” (LE GOFF, 1994, p. 535), os prefácios analisados nesse trabalho podem ser vistos como exemplos de “monumentos”, tendo em vista sua relação com o passado (tempo no qual foram escritos) e o presente (período em que serão estudados). Tais textos podem ser considerados, portanto, como “um legado à memória coletiva” (LE GOFF, 1994, p. 536). Nesta perspectiva, a cultura local dever ser considerada elemento importante tanto quanto os outros, na medida em que contribui para a relativização e compreensão de questões mais globais. ਀ Palavras-chaves: Câmara Cascudo. Prefácios. Literatura produzida no Rio Grande do Norte਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀