ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:918-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">918-1</td><td><b>Apontamentos sobre a autoficcionalização na literatura contemporânea</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Isabelita Maria Crosariol </u> (PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A comunicação propõe uma reflexão sobre a autoficcionalização como estratégia de escrita na literatura contemporânea. Em sua obra <i>Os papeis do inglês<i>, por exemplo, é tomando a si mesmo como narrador e personagem que Ruy Duarte de Carvalho discute seu papel como intelectual angolano em um contexto pós-independência, ao mesmo tempo em que, salientando a necessidade de se reescrever a história da África contada pelos europeus, reflete, por meio de um procedimento metalinguistico, acerca das especificidades do discurso pós-colonial. O brasileiro Bernardo Carvalho, por sua vez, dialogando com a obra do escritor angolano, em <i>Nove noites<i>, de 2002, também recorre à ficcionalização de si como recurso de elaboração de uma narrativa que, mesclando história e ficção, coloca em discussão as novas formas assumidas pelo romance.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>