ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:928-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">928-1</td><td><b>A formação da sensibilidade em "Infância".</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Cristiana Tiradentes Boaventura </u> (USP - Universidade de São Paulo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Pretendo apresentar nessa comunicação as minhas reflexões acerca do livro "Infância", de Graciliano Ramos. Esse livro faz parte do corpus de meu projeto de doutorado que contempla o estudo comparativo desse livro de memórias com "Minha Vida de Menina", de Helena Morley, diário da escritora mineira. No atual momento da pesquisa, tenho me ocupado na análise e interpretação da obra de Graciliano, publicada no ano de 1945, buscando delinear as interações que se firmam entre a criança e os demais componentes do livro, abarcando as relações com os pais e demais pessoas que fazem parte da infância do menino. Também são contempladas as relações com o contexto em que a criança se insere, e o modo como a "matéria brasileira" se configura na obra. Nessa leitura, algumas éticas em formação na criança têm se sobressaído, evidenciadas pela presença do narrador que conduz a narrativa contrapondo a sua visão no tempo da infância à visão dos demais  personagens do livro, como também à sua própria visão no tempo do enunciado. A questão mais forte que está se configurando nesta pesquisa diante do livro em análise firma-se em pensar em que medida há espaço para a formação de uma sensibilidade no contexto daquele sertão do começo do século XX, encarando a narrativa como lugar de tensões entre o moderno e o arcaico e de formação de éticas na infância. Palavras-chave: infância  ética  formação  sensibilidade. Instituição de fomento: FAPESP </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>