ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:942-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">942-1</td><td><b>NA CADÊNCIA DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO: O SAMBA DE RODA E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS SIMBÓLICOS NA CULTURA RIBEIRINHA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Nerivaldo Alves Araújo </u> (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Neste trabalho, busca-se trazer à pauta, uma discussão sobre o samba de roda das margens do Velho Chico, na região de Xique-Xique, Estado da Bahia. O samba de roda constiui-se numa manifestação cultural de grande expressividade para os povos ribeirinhos desta região. Por meio de manifestações como estas, os registros de conhecimento de mundo, os valores, as crenças, as histórias de vida, enfim, a sua cultura vem se perpetuando entre as diversas gerações, sobrevivendo dentro de uma memória coletiva que tem buscado a construção de novos espaços simbólicos para a afirmação da afrodescendência e reversão da condição de inferioridade imposta pela escravização. Dessa forma, através de pesquisa e estudo de referencial teórico, bem como de análise e observação do samba de roda ribeirinho, traz-se uma abordagem sobre este samba de roda e suas marcas identitárias, considerando todo um simbolismo de uma ancestralidade que na maioria das vezes tem resistido ao preconceito étnico-racial e se impõe enquanto memória e história na formação das identidades culturais do lugar, para além dos estereótipos. Tal estudo no conduz a uma reflexão sobre a construção das identidades de grupos cuja cultura aparece, muitas vezes, marginalizada no decorrer da história da nação brasileira. Também, pretende-se demonstrar de que maneira a linguagem e a musicalidade do samba, como expressão da cultura ribeirinha, propicia a ressignificação de elementos da tradição africana que aparecem misturados aos de outras culturas, ocasionando o surgimento de suas variações regionais atuais.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>