ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:954-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">954-1</td><td><b>Poéticas Tecnológicas</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Sonia Melchiori Galvão </u> (FASB - Faculdade de São Bernardo do Campo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As poéticas contemporâneas fundamentam-se ora no processo de auto-reflexividade, ora na referencialidade, o que pressupõe a discussão em torno das inter-relações entre o interno e o externo, o mesmo e o outro. Na tentativa de integração dessa dupla posição - a identidade metapoética e a auteridade -, a produção contemporânea estabelece-se como potência criativa de certa  desterritorialização , proporcionando a intensificação verbal associada aos mecanismos de interação de uma subjetividade lírica com o mundo. A contemporaneidade funda-se em um movimento babélico em que as diversas linguagens interagem, de forma que se torna impossível o centramento narcísico nas formas estéticas. Há um fluxo estético híbrido de linguagens interagentes que produz um novo objeto estético imprevisível. Neste campo, as artes produzem campos hipertextuais ad infinitum. A poética contemporânea não foge deste processo, apontando para uma escritura porosa com intersecção entre as artes visuais, a música e as mídias, configurando, assim, um novo referencial estético. O surgimento de uma nova poética, cujo projeto é justamente o descentramento, coloca em cheque o projeto moderno de construção, apontando para uma reordenação do corpo estético que rejeita a unidade. A proposta aqui apresentada encaminha-se para o estudo das poéticas produzidas por meios tecnológicos, quaisquer que sejam  a infopoesia, a poesia holográfica, a tecnopoesia  , quanto aos processos de construção mediados por uma perspectiva labiríntica própria do pensamento contemporâneo. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>