XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:955-1


Oral (Tema Livre)
955-1DA REFLEXIVIDADE À VOZ. ALGUNS PRESSUPOSTOS MODERNOS EM XEQUE NAS POÉTICAS DE WALY SALOMÃO, PAULO HENRIQUES BRITTO E RICARDO DOMENECK.
Autores:Roberto Zular (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Roberto Zular (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo

No fogo cruzado que configurou a relação entre poesia e crítica no Brasil durante a consolidação do campo literário no correr do século XX, tendo resultado aparentemente em um prestígio maior dos críticos sobre os poetas e em um certo descrédito da teoria, pensar a relação entre essas instâncias (teoria, crítica e poesia) impõe uma tarefa das mais difíceis que propomos tratar a partir de dois eixos:਀㄀⤀ 甀洀 瘀椀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 氀椀最愀搀漀 愀漀 瀀爀瀀爀椀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀攀猀椀愀 洀漀搀攀爀渀愀 渀漀猀 瀀愀猀攀猀 搀漀 渀漀爀琀攀 攀 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀漀漀 爀漀洀渀琀椀挀愀 搀攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀椀搀愀搀攀 椀渀猀琀愀甀爀愀 甀洀愀 琀攀渀猀漀 攀渀琀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 瀀漀琀椀挀愀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀爀洀甀氀愀攀猀 挀爀琀椀挀愀猀 攀 琀攀爀椀挀愀猀 渀漀 氀椀洀椀琀攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀愀 瀀漀攀猀椀愀 ⠀攀 愀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 攀猀猀攀 愀戀愀渀搀漀渀漀 琀攀洀 挀漀洀 愀 昀漀爀洀愀 爀漀洀愀渀挀攀⤀ 漀甀 搀攀 甀洀愀 挀椀猀漀 椀渀猀甀瀀攀爀瘀攀氀 攀渀琀爀攀 攀猀猀愀猀 椀渀猀琀渀挀椀愀猀⸀ 䔀猀猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀 琀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀洀漀 匀挀栀氀攀最攀氀Ⰰ 倀漀攀 漀甀 䈀愀甀搀攀氀愀椀爀攀Ⰰ 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 倀愀甀氀 嘀愀氀爀礀 ⠀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 焀甀攀 攀氀攀 昀愀稀 搀攀猀猀攀猀 瀀漀攀琀愀猀⤀Ⰰ 漀 猀攀甀 猀椀氀渀挀椀漀Ⰰ 愀 攀猀挀爀椀琀甀爀愀 搀漀猀 挀愀搀攀爀渀漀猀Ⰰ 猀甀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀爀琀椀挀愀 攀 愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 甀洀愀 瀀漀琀椀挀愀 挀漀洀漀 琀攀漀爀椀愀 搀漀 瀀漀攀洀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 2) Esse momento do alto modernismo representado por Valéry nos servirá de pano de fundo para pensar o modo como a reflexividade e seu potencial crítico (aqui no sentido de uma problematização efetiva que coloca em crise valores e práticas) perdem sua força na contemporaneidade, quando os lugares de enunciação se encontram marcados por um novo arranjo de forças que se vê na lógica complexa do cinismo das enunciações que perpassam a poética de Paulo Henriques Britto, sua encenação do campo literário nos poemas e o giro em falso da reflexividade que aí se escancara. Como espécie de contraponto, mas ainda sintoma do mesmo problema, vemos uma explosão da oralidade e do empenho do corpo no corpo a corpo com a enunciação a exigir uma outra teoria da linguagem e da poesia em Waly Salomão e Ricardo Domeneck. Esses poetas nos servirão como uma espécie de bússola para situar a poesia num momento em que qualquer ato de fala parece estar fadado a produzir distorções entre o que se faz, o que se diz, o que se pensa e como se uma coisa desdissesse a outra continuamente. Se a reflexividade impõe a necessidade de articulação de duas lógicas contraditórias, o imaginário da crítica e a normatividade da teoria, a prática desses poetas parece apontar para um lugar da poesia em que essa contradição se encarna na voz, no corpo da voz, na borda de sua constituição enquanto som e palavra, enquanto fala e escrita. No limite tenso entre a palavra que precisa morrer para que haja canto e a música que precisa morrer para que haja palavra. Essa conciliação do inconciliável, esse ato impossível que atravessa a teoria e a crítica, talvez ainda se possa chamar de poesia.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀