ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:964-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">964-1</td><td><b>A Composição dos Protótipos das Ideias de Raskólnikov em Crime e Castigo</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ludmilla Carvalho Fonseca </u> (UEG - Universidade Estadual de Goiás) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Neste trabalho, pretende-se discutir a influência exercida pelas ideias d O único e a sua propriedade, de Max Stirner, sobre a composição da imagem das ideias do herói Raskólnikov, de Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski. Devido à influência deste filósofo sobre o contexto literário de Crime e castigo, faz-se necessário abordar, primeiramente, como a ideia é trabalhada nos romances dostoievskianos e a oposição que estes apresentam ao monologismo ideológico. Bakhtin elaborou uma interpretação crítica e profunda acerca da ideologia. Ao analisar os romances dostoievskianos, o autor mostrou que existe uma diferença considerável entre a ideologia monológica, aquela direcionada à ideia fixa, e o dialogismo, estrutura em que as ideias se inter-relacionam no âmbito da intersubjetividade humana. O herói dostoievskiano traz consigo a característica do homem de ideia, ou seja, ele é um ideólogo, porém ele não está inserido em um universo monológico idealista, aquele definido através de uma consciência una, de uma razão absoluta abstrata e conclusa. Em contrapartida, os heróis dostoievskianos têm suas autoconsciências inacabadas, são livres nos limites do plano artístico. Em um segundo momento, pretende-se discutir a composição dos protótipos das ideias de Raskólnikov, dando ênfase à influência de Max Stirner. O filósofo, ao desenvolver uma crítica ao homem genérico, afirma que este seria uma opressão ao homem singular, por não permitir alcançar a autonomia do indivíduo. Sua crítica influenciou decisivamente as personagens de Dostoiévski, pois têm como traço marcante a singularidade e o ato de revolta. O comportamento de Raskólnikov, caracterizado pelo individualismo, a cometida do crime, a vontade de poder e o fato de se sentir superior, singular e autoconsciente assemelham-se à filosofia desenvolvida no tratado de Max Stirner. Influenciado por essas ideias, Raskólnikov desenvolve no seu artigo uma tese, dividindo os homens em ordinários e extraordinários. A forma como a filosofia é tratada em O único e a sua propriedade e em Crime e castigo são diferentes, já que no tratado filosófico as ideias estão vinculadas, estritamente, ao plano ideológico, enquanto que no romance a filosofia apresenta-se, principalmente, como um objeto estético.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>