ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:986-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">986-1</td><td><b>ASPECTOS DA TRAGÉDIA MODERNA NA DRAMATURGIA DE JORGE ANDRADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Rosemari Bendlin Calzavara </u> (UNOPAR - Universidade Norte do Paraná) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A dramaturgia de Jorge Andrade dentro da sua plenitude humana nos mostra que a arte dramática é uma criação plena de possibilidades reais e, ao mesmo tempo, é uma utopia concreta que existe no horizonte de toda a realidade. Consciente de que reis e heróis importantes já não são a melhor opção para temas históricos, da forma que anteriormente foram concebidos, e que as preocupações contemporâneas recaem mais sobre as questões sociais, o dramaturgo abordou nas peças O Sumidouro, Pedreira das Almas e As Confrarias, exatamente as questões políticas do Brasil colônia que, de alguma maneira, interferiram nas questões pertinentes ao homem: inclusão ou exclusão social. Nas três peças constatamos que Jorge Andrade serviu-se de aportes trágicos para mostrar uma nova sociedade. Nesta trilogia vemos a expressão do inevitável sofrimento humano, considerado à luz da tragédia moderna. Os fracassos e as tristezas entrelaçados nas relações sociais. Sua piedade será "por nosso destino comum", seu terror "gerado pelo receio de ferir o irmão ou de lhe violar a vontade", sua reconciliação - um profundo senso de comunidade e do sofrimento humano.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>