ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:991-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">991-1</td><td><b>Danças de Ana em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e em LavourArcaica, de Luiz Fernando Carvalho</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Maria de Lourdes Abreu de Oliveira (CES/JF - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora) ; <u>Francis Paulina Lopes da Silva </u> ( UNEC - Centro Universitário de Caratinga) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Relações e trocas entre a literatura e a mídia. Abordagem de textos de autores que tornem manifesta a experiência da dança, destacando-se o papel da civilização das imagens e a importância do olho da câmara no mundo contemporâneo. Relações e trocas entre o literário e o cinematográfico. <i>Zaratustra</i> e <i>Zorba, o grego</i>. O olhar e o olho armado na escritura literária. Técnicas cinematográficas a serviço da literatura e vice-versa. Alargamento do horizonte perceptivo do narrador: revolução visual na tessitura literária. Destaque para as personagens femininas: mulheres de papel e mulheres de celuloide. Do hipotexto ao hipertexto: <i>Lavoura Arcaica</i>, de Raduan Nassar e <i>LavourArcaica</i>, de Luiz Fernando Carvalho. A linguagem dionisíaca de Ana nos textos literário e cinematográfico. Confronto entre os impulsos dionisíacos e apolíneos manifestos, levando à morte da personagem.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>