XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1016-1


Oral (Tema Livre)
1016-1Nos limites: a experiência do tempo na literatura e no cinema de Clarice Lispector y Lucrecia Martel.
Autores:Hernán Rodolfo Ulm (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Neste trabalho tentamos dar conta dos modos da experiência da temporalidade na literatura e no cinema contemporâneos, dado que tal experiência é privilegiada na hora de se pensar os modos de produção da subjetividade no mundo atual. Neste sentido, as artes constituem uma uma “sintomatologia da cultura” que visa atingir e diagnosticar os modos de constituirmos em nosso próprio horizonte cultural. Desse modo, as artes fazem a crítica das maneiras estereotipadas da construção do sentido: se, de um lado, as palavras e as imagens dos meios massivos de comunicação procuram estabelecer um modo de nos fixar numa identidade sempre repetida, de um outro lado a literatura e o cinema buscam atingir as fronteiras nos que [nas quais] as palavras e as imagens podem, finalmente, alcançar os seus próprios limites expressivos. Há algo que as palavras não podem dizer. Há alguma coisa que as imagens não podem fazer visível. Neste sentido, a literatura e o cinema mostram o irrepresentável nas palavras e nas imagens.਀倀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 䌀氀愀爀椀挀攀 䰀椀猀瀀攀挀琀漀爀 ⠀渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⤀ 攀 䰀甀挀爀攀挀椀愀 䴀愀爀琀攀氀 ⠀渀漀 挀椀渀攀洀愀⤀ 瀀爀漀挀甀爀愀爀攀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 攀洀 焀甀攀 愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀  焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀愀 攀 愀猀猀甀洀椀搀愀 渀愀猀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 搀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 渀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀 猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀漀 ᰀ愠焀甀椀ᴀ†攀 搀漀 ᰀ愠最漀爀愀ᴀ†挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 漀爀最愀渀椀稀愀瘀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀⸀ 䔀猀猀愀 昀漀爀洀愀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 ⠀攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀 渀愀 昀爀洀甀氀愀 愀爀椀猀琀漀琀氀椀挀愀 搀攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 洀攀椀漀Ⰰ 昀椀洀⤀ 琀愀渀琀漀 挀漀洀漀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 琀椀挀愀 搀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 伀 焀甀攀  焀甀攀  昀愀稀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 䔀甀 渀漀 洀甀渀搀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀㼀 䠀 愀椀渀搀愀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀猀猀攀 樀攀椀琀漀㼀 伀甀 琀攀洀漀猀 搀攀 渀漀猀 愀戀爀椀爀 愀 渀漀瘀漀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀漀㼀 䠀 愀椀渀搀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀㼀 Seguindo algumas indicações, por um lado, da crítica literária (Barthes, Blanchot, Deleuze) que mostram a necessidade de ir para além das teorias estruturalistas do signo na hora de dar conta da experiência literária e, por outro, da crítica cinematográfica e dos estudos audiovisuais (Rancière, Deleuze, Didi Huberman, Comolli, Bellour) que assinalam as peculiaridades das imagens como meio de expressar estas transformações, tentaremos assinalar os limites em as palavras e as imagens se encontram e sua pertinência na hora de dar conta da experiência da temporalidade contemporânea, e também as conseqüências que tais experiências revelam para a possibilidade de uma ética. Assim o objetivo deste trabalho é, finalmente, sugerir algumas idéias pelas quais a experiência do tempo é apresentada nas obras das autoras trabalhadas dando lugar a um modo peculiar de construção da subjetividade.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀