ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1041-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1041-1</td><td><b>O Semeador e o Sermão da Sexagésima, Uma Questão de Entrelaçamento </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Roberto Clemente </u> (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Os estudos de literatura comparada evidenciam-se como um campo profícuo na análise das relações existentes entre os mais diversos gêneros e contribuem para diversos estudos interdisciplinares. Embora, a ênfase, muitas vezes, centrada na relação de releituras e resignificações entre as obras sejam relevantes, nos apegamos à possibilidade de analisar a construção de uma intencionalidade alicerçada na análise de discursos sobrepostos que são analisados por Carvalho (2006) na obra: Aristóteles em Nova Perspectiva: Introdução à Teoria dos Quatro Discursos que surgiu a partir da leitura de Órganon de Aristóteles, e são a Poética, a Retórica, a Dialética e a Lógica por meio do direcionamento de quem discursa. A construção textual que poderia ser vista como um mosaico em que as peças interagem e se integram sobrepondo e entrelaçando as cores, que poderíamos observar como o transporte da informação e responsável pelo relevo e organização do pensamento na constituição de uma determinada imagem, composto pela intenção presente no texto e nas possíveis resignificações, cuja interação entre ambas auxilia na interpretação da obra. A presente comunicação tem por objetivo versar sobre as categorias de Aristóteles na organização do Sermão da Sexagésima, pregado por Padre Antonio Vieira, com base na parábola do semeador encontrada no livro de Lucas capítulo 8. Sendo um texto construído com base na Hermenêutica e ao contexto em que estava inserido. Para tanto recorreremos às contribuições de Aristóteles (2005) Bakhtin (2008), Brandão (2004), Charaudeau (2006), Osakabe (1999), na linha de Maingueneau (2006) e Carvalho (2006). Esclarecemos que as condições de produção do discurso relacionam-se aos sujeitos, como protagonistas envolvidos na enunciação e a situação que se enquadram na estrutura social estabelecendo uma relação de interação entre o enunciador, o enunciatário e o contexto. Brandão (2004) postula que  o discurso é o espaço em que saber e poder se unem, se articulam, com base em pilares que direcionam o sujeito diante de determinada mensagem . Com base nessa afirmativa de Brandão consideramos também as contribuições de Charaudeau (2008, p. 24): A finalidade do ato de linguagem (tanto para o sujeito enunciador quanto para o sujeito interpretante) não deve ser buscada apenas em sua configuração verbal, mas, no jogo que um dado sujeito vai estabelecer entre esta e seu sentido implícito. Tal jogo depende da relação dos protagonistas entre si e da relação dos mesmos com as circunstâncias de discurso que os reúnem. A condição de produção do discurso faz com que reconheçamos o conhecimento individual de mundo e o compartilhado. As funções dos sujeitos envolvidos é legitimada pela sua formação discursiva e pela sua formação ideológica. E depende da maneira como o tecido dialoga com nossos conhecimentos prévios. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>