XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1045-1


Oral (Tema Livre)
1045-1VOZ DE CRIATURA
Autores:Erich Soares Nogueira (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS)

Resumo

਀倀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀 猀漀戀爀攀 愀 㰀椀㸀嘀漀挀愀氀椀搀愀搀攀㰀椀㸀 攀洀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 刀漀猀愀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀愀稀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 渀漀瘀攀氀愀 㰀椀㸀䈀甀爀椀琀椀㰀椀㸀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䌀栀攀昀攀 娀攀焀甀椀攀氀Ⰰ 挀甀樀愀 愀甀搀椀漀 搀攀猀洀攀搀椀搀愀  挀愀瀀愀稀 搀攀 挀愀瀀琀愀爀 愀戀猀漀氀甀琀愀洀攀渀琀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀漀渀猀 渀漀琀甀爀渀漀猀 搀漀 匀攀爀琀漀⸀ 䄀 渀漀瘀攀氀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 氀椀瘀爀漀 㰀椀㸀一漀椀琀攀猀 搀漀 匀攀爀琀漀㰀椀㸀⸀ 䤀洀攀爀猀漀 渀甀洀愀 瘀攀爀琀椀最椀渀漀猀愀 攀 瀀攀爀椀最漀猀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 瀀漀爀 瘀椀愀 搀攀猀猀愀 攀猀挀甀琀愀Ⰰ 漀 䌀栀攀昀攀 娀攀焀甀椀攀氀 漀甀瘀攀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 猀椀渀愀椀猀 搀愀 渀漀椀琀攀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 猀漀渀猀 焀甀攀 攀氀攀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 焀甀攀 氀栀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀洀 瀀愀瘀漀爀⸀ 倀愀爀愀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 刀漀猀愀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀戀爀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 琀愀渀琀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 椀渀猀漀渀搀瘀攀椀猀 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 猀攀甀 猀攀爀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀漀 洀砀椀洀漀 搀攀猀猀愀猀 瘀漀稀攀猀 搀愀 渀漀椀琀攀⸀ऀ Antes, porém, de seguir a trajetória de Chefe Zequiel, a comunicação apresenta a noção de vocalidade, analisando o trecho final do conto Meu o tio Iauaretê. Neste conto, há um personagem emblemático, cuja metamorfose em onça convoca a linguagem rosiana a elaborar uma “voz de criatura”. É essa voz entre a ordem do humano e a ordem do animal que, na sequência, é escutada e analisada em Buriti.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀