XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1046-1


Oral (Tema Livre)
1046-1O ÚLTIMO TOLSTÓI COMO TEMA DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: ABORDAGENS A ANALISE DO GÊNERO DOCUMENTAL.
Autores:Elena Vássina (USP - Unidersidade de São Paulo)

Resumo

Na literatura russa atual destaca-se um forte interesse pelo gênero documental, ou seja, por todos os tipos de criação literária baseada em fatos reais. Por um lado, nunca antes foram feitas tantas publicações, pesquisas e traduções do imenso corpus documental dos materiais autobiográficos de Liev Tolstói, dos diários de seus familiares, amigos e seguidores, de sua imensa correspondência e, em especial, das obras ensaísticas de Tolstói tardio, que antes, na maioria das abordagens, era visto como um tipo de “velho problemático”, o “pregador” que tinha traído seu grande talento de artista. Por outro lado, a herança documental de Tolstoi inspira a criação dos autores contemporâneos. Lançado em 2010, o livro “Liév Tolstói, biégtsvo iz ráia” (“Liev Tolstói, a fuga do paraíso”), de Pável Bassínski liderou nas listas dos best-sellers e ganhou vários prêmios importantes. O livro de Bassínski baseia-se em cartas, diários, memórias do próprio Lev Tolstói e de seus familiares e seguidores. O escritor Igor Vólguin usa o mesmo material da herança tolstoviana para criar sua narrativa documental “Uíti ot vsekh. Lev Tolstói kak rússki skitálets.” (“Fugir de todos. Liev Tolstói como peregrino russo” (2010). A análise comparativa destas duas obras revela os procedimentos específicos do gênero da literatura documental que os autores utilizam para construção da narrativa que estabelece o dialogo cativante com Lev Tolstói, o personagem principal de seus livros e um dos importantes interlocutores da nossa época. ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀