Oral (Tema Livre)
1047-1 | O processo na tela: Orson Welles acompanha Josef K. diante da lei | Autores: | Kim Amaral Bueno (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo A obra de Kafka despertou as mais variadas leituras e interpretações tanto pelo seu caráter quase profético em relação às atrocidades do século passado quanto pela sua capacidade de manter-se atual e de confrontar novas questões que emergem neste novo século. Tais leituras não se restringem apenas ao campo da crítica e dos estudos literários, representando também importante elemento de transcriação a partir da obra do autor de Praga: muitos foram os artistas que se valeram das questões levantadas por Kafka em seu projeto literário e com elas travaram franco diálogo, tencionando-as e lhes conferindo novas perspectivas. 䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 搀椀氀漀最漀 椀渀琀攀爀琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 伀爀猀漀渀 圀攀氀氀攀猀 愀瀀愀爀攀挀攀 挀漀洀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 氀攀椀琀漀爀 搀愀 愀戀爀愀 搀攀 䬀愀昀欀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 琀攀氀愀 漀 爀漀洀愀渀挀攀 㰀椀㸀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀㰀⼀椀㸀Ⰰ 攀洀 瀀攀氀挀甀氀愀 栀漀洀渀椀洀愀 氀愀渀愀搀愀 攀洀 㤀㘀㈀⸀ 一漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 圀攀氀氀攀猀 昀椀氀椀愀ⴀ猀攀 愀 䬀愀昀欀愀 渀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀 搀漀 攀猀瀀愀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀漀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 挀椀渀攀洀愀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀漀渀椀猀琀愀 攀 氀愀戀椀爀渀琀椀挀漀 愀爀焀甀椀琀攀琀愀搀漀猀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀⸀ 伀 攀洀戀愀琀攀 搀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 挀漀洀 愀 氀攀椀 攀 漀 攀洀愀爀愀渀栀愀搀漀 戀甀爀漀挀爀琀椀挀漀 焀甀攀 攀渀挀漀戀爀攀 猀攀甀 㰀椀㸀瀀爀漀挀攀猀猀漀㰀⼀椀㸀 猀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀漀猀琀漀猀 瀀漀爀 圀攀氀氀攀猀 攀洀 渀漀瘀漀 挀搀椀最漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 氀愀渀愀洀 氀甀稀 猀漀戀爀攀 漀 愀戀猀甀爀搀漀 焀甀攀 爀攀最攀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 䨀漀猀攀昀 䬀⸀ 䄀猀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 愀昀氀漀爀愀洀 搀愀 漀戀爀愀 搀愀 䬀愀昀欀愀Ⰰ 猀攀樀愀洀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 搀椀稀攀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 挀漀渀搀椀漀 搀漀 栀漀洀攀洀 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀ⴀ氀椀洀椀琀攀 搀漀 猀挀甀氀漀 瘀椀渀琀攀Ⰰ 渀甀洀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 琀攀爀椀挀漀 琀爀愀愀搀漀 瀀漀爀 䠀愀渀渀愀栀 䄀爀攀渀搀琀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㬀 漀甀Ⰰ 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀 愀瀀爀椀猀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀漀 戀椀漀瀀漀搀攀爀 攀 瀀攀氀漀猀 渀漀瘀漀猀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 攀猀琀愀琀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀最攀爀攀 䜀椀漀爀最椀漀 䄀最愀洀戀攀渀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀洀ⴀ猀攀 渀漀 挀爀愀渀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀
Os princípios das teorias comparatistas propostas nos últimos anos, vistas, principalmente, a partir dos avanços que o emprego da Teoria da Transtextualidade de Gérard Genette (1982) aportou aos estudos literários, bem como outras formulações teóricas, as quais, refletindo no mesmo eixo temático, aplicam o princípio teórico da intertextualidade para a produção de sentido em textos literários, como as postulações de Roland Barthes (1970, 2006) e de Julia Kristeva (1969), formam o aporte teórico que sustentam a leitura das obras, literária e cinematográfica, bem como das implicações decorrentes do movimento de apropriação temática pelo hipertexto decorrente da transcriação fílmica.㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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