ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1051-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1051-1</td><td><b>Horror e epifania: a imperfeição reveladora em Anticristo e Cisne Negro.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Sheila Pelegri de Sá </u> (UNICEP - CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTAUNIP - Universidade Paulista) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O processo de desvelamento motivado pelo contato com o grotesco não é um tema inédito. Ainda assim, é matéria inesgotada em nosso tempo, e resulta numa produção artística rica em novas possibilidades ficcionais  tanto na literatura quanto em outras manifestações discursivas, como é o caso do cinema. Interessa, aqui, em especial, propor um olhar para o percurso epifânico e/ou transformador percorrido por personagens cinematográficas por meio de sua imersão em um universo incômodo, perturbador, grotesco e  no limite  horrível. Para tanto, propõe-se aliar ao Unheimlich freudiano, que conduz à noção do estranhamente familiar, a abordagem da imperfeição sugerida por Greimas, segundo a qual é a fratura no cotidiano a responsável pelas escapatórias na apreensão estética. O estudo que ora se propõe investiga o processo de imperfeição reveladora nas obras <b>Anticristo<b> (2009), de Lars Von Trier e <b>Cisne Negro<b> (2010), de Darren Aronofsky. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>