XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1055-1


Oral (Tema Livre)
1055-1POÉTICA E POLÍTICA EM MALLARMÉ਀
Autores:Larissa Agostinho (PARIS IV-SORBONNE - Universidade de Paris IV-Sorbonne)

Resumo

Quando entrevistado a respeito da prisão de Félix Fénéon, que costumava freqüentar a casa do poeta e que fora acusado de ser o autor de um atentado a bomba contra a Assembléia Legislativa francesa, Mallarmé declarou « Eu não conheço arma mais eficaz que a literatura », declaração que corresponde a postura do poeta que sempre se negou a falar abertamente de política. Esse tipo de comportamento Sartre nomeou de “anarquia branca” ou « terrorisme de la politesse ». E a partir de então a crítica sociológica contribui para manter esta imagem de Mallarmé, de poeta « estóico » (Sartre), prisioneiro de um « culto estéril e fetichista da forma » (Bourdieu) ou ainda o jornalista que cedeu aos seus princípios estéticos em nome de “besognes alimentaires” (Durand). ਀一漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 渀愀 漀戀爀愀 搀攀 䴀愀氀氀愀爀洀 栀愀 甀洀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 瀀漀琀椀挀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 攀猀琀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀猀 愀瀀愀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 琀漀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 昀漀椀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 焀甀攀 漀 瀀漀攀琀愀 猀攀 椀洀瀀猀 愀漀 戀甀猀挀愀爀 攀洀 猀甀愀 瀀漀攀猀椀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀猀挀愀瀀愀爀 愀漀 爀攀椀渀愀搀漀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 伀 瀀爀椀渀挀椀瀀椀漀 瀀漀琀椀挀漀 焀甀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀 瀀漀琀椀挀愀 洀愀氀氀愀爀洀攀愀渀愀Ⰰ 攀洀攀爀最攀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀琀椀挀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀琀椀挀愀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 瀀漀攀琀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀 瘀椀搀愀 攀洀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀  愀 戀愀猀攀 搀愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀漀 挀愀瀀椀琀愀氀椀猀洀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 攀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 ⠀꬀ 䜀爀愀渀搀猀 昀愀椀琀猀 搀椀瘀攀爀猀 묀⤀Ⰰ 攀猀琀攀 洀攀猀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀椀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 渀愀琀甀爀愀氀椀猀琀愀 攀 搀愀 瀀漀攀猀椀愀 瀀愀爀渀愀猀椀愀渀愀⸀ 䴀愀氀氀愀爀洀 瀀爀漀挀甀爀愀 挀爀椀琀椀挀愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀 愀爀最甀洀攀渀琀愀渀搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 攀洀 甀洀愀 愀渀愀氀漀最椀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 愀猀 挀漀椀猀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀猀猀甀瀀攀 愀 椀搀椀愀 洀攀猀洀愀 搀攀 瀀漀搀攀爀 昀愀氀愀爀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 甀洀愀 椀搀椀愀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 洀愀猀挀愀爀愀 漀 爀攀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀爀椀愀 椀氀甀猀攀猀⸀  Em tempos de arte autônoma em que a arte se define pela recusa de tudo que lhe é exterior, não seria por denegação que ela falaria da sociedade, como quer Bourdieu, mas através de mediações formais. Assim Mallarmé procurou em sua poesia desmontar a ficção para tornar visível seu processo de constituição e funcionamento. Essa operação só é possível, pois para Mallarmé a poesia deve ser um espelho da linguagem, um espaço onde a linguagem é pensada, e onde ela aparece em toda sua verdade. Refletir sobre a linguagem, e refletir a linguagem significa para Mallarmé estabelecer uma critica social e política do seu tempo, desvendando, o que para ele é o mecanismo responsável pela estruturação da vida social, a representação.਀䘀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀猀椀搀攀 渀漀 昀愀琀漀 搀攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 搀攀 䴀愀氀氀愀爀洀 猀攀 搀攀椀砀愀 氀攀爀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀愀 猀甀愀 瀀漀攀猀椀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 昀漀爀洀愀氀⸀ 一漀猀猀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 搀攀 焀甀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 瀀漀琀椀挀愀 洀愀氀氀愀爀洀攀愀渀愀 ⠀攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 瀀漀琀椀挀愀 洀愀氀氀愀爀洀攀渀愀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 挀爀琀椀挀漀猀 攀 琀攀爀椀挀漀猀 搀漀 愀甀琀漀爀 漀渀搀攀 攀猀琀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 愀 猀甀愀 椀搀椀愀 搀攀 瀀漀攀猀椀愀⤀ 搀攀瘀攀 昀漀爀渀攀挀攀爀  挀爀椀琀椀挀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 焀甀愀椀猀 愀 漀戀爀愀 瀀漀琀椀挀愀 搀漀 愀甀琀漀爀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀愀 攀 樀甀氀最愀搀愀⸀ ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀