ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1057-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1057-1</td><td><b>DIÁLOGOS ENTRE MACHADO DE ASSIS E CLARICE LISPECTOR: O PROCESSO DE DESREALIZAÇÃO NO ROMANCE MODERNO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Claudio Mello </u> (UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A literatura contemporânea oferece uma certa dificuldade de leitura aos jovens leitores, tendo em vista uma criação que inaugura formas, funde e reinventa temas e aspectos estéticos. Esse estranhamento acontece de maneira menos visível quando se trata sobretudo da literatura produzida até fins do Século XIX e início do XX, tendo em vista a proximidade desta a convenções poéticas (romantismo, realismo, naturalismo) mais conhecidas, principalmente pelo público em fase escolar. Com o objetivo de contribuir para a equalização do binômio cognição e fruição no ato da leitura literária, este trabalho apresenta análise literária do conto  A causa secreta , de Machado de Assis, e mostra de que modo o paradigma estético utilizado nele pelo autor sofreu o processo denominado por Anatol Rosenfeld de desrealização, mediante análise do conto  A fuga , de Clarice Lispector. Resultados de experiências em cursos de literatura evidenciam que tal procedimento, situado no âmbito da Teoria da Literatura, beneficia a recepção de obras contemporâneas, na medida em que o leitor pode, por meio da compreensão de recursos estéticos, alcançar a fruição da obra.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>