ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1064-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1064-1</td><td><b>A (de)composição da personagem no teatro de Beckett</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Luiz Marfuz </u> (UFBA - Universiade Federal da Bahia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A caracterização da personagem no teatro de Beckett distancia-se da tradição do drama ilusionista e se aproxima da sua tradução enquanto figura de linguagem. A perda do referente e a erosão da sólida base de construção dramática partem em pedaços o espelho da realidade. Dissolução, decomposição, desfiguração - são termos aplicados às personagens de Beckett que as tornam produto da gramática teatral, constructo, artefato linguístico. Beckett leva isto às últimas consequências, especialmente nos "dramatículos", objeto de atenção deste trabalho, que procura, ainda, mostrar algumas implicações e complicações da decomposição da personagem no texto e na cena.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>