ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1080-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1080-1</td><td><b>"Adeus, meu pai" e "Os sapatos de meu pai", de Menalton Braff: um estudo da linguagem impressionista e das imbricações entre texto e contexto</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Natali Fabiana da Costa E Silva </u> (UNESP - Universidade Estadual Paulista) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho pretende elaborar uma análise comparativa dos contos  Adeus, meu pai (retirado de À sombra do cipreste, 1999) e  Os sapatos de meu pai (A coleira no pescoço, 2006) do autor contemporâneo Menalton Braff. O que possibilita a aproximação dessas duas narrativas é, em primeira instância, a especificidade da linguagem, pois por meio de adjetivações e construções sintáticas inusitadas, predomínio do fluxo de consciência e emprego da noção bergsoniana de que o tempo, quando revivido, ganha mais intensidade e vida pode-se afirmar que o autor emprega certo lirismo impressionista nesses contos, o que nem sempre ocorre em Braff. O processo de construção da linguagem dos dois textos é fundamental para esta análise e como resultado preliminar podemos concluir que a linguagem impressionista braffiana desfigura inicialmente o objeto que pretende tratar por meio de um fluxo de memória que acomete as protagonistas, mas o recompõe aos poucos, à medida que a leitura avança, permitindo ao leitor decifrar a ordem dos acontecimentos. Além disso, outro aspecto importante na comparação entre os contos é a repetição do motivo da figura paterna. Visamos a analisar em que medida a presença do pai em  Adeus, meu pai ou sua ausência em  Os sapatos de meu pai determina as relações das protagonistas e contribui para a criação de uma temática do abandono e da solidão, também presente em outras narrativas do autor. Assim, ao mesmo tempo em que essas narrativas proporcionam uma leitura de cunho intimista pelas crises das personagens, linguagem poética e fluxo de consciência, é possível entrever nas malhas de suas estruturas as formas com que as relações sociais, valores e orientações ideológicas interferem nas personagens, evidenciando uma clara imbricação entre texto e contexto. Para alicerçar as bases teóricas da pesquisa, abordaremos os conceitos de cronotopo e polifonia engendrados por Mikhail Bakhtin, aliados ao estudo da estética impressionista em Arnold Hauser e Giulio Argan.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>