ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1093-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1093-1</td><td><b>A construção do insólito na literatura</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marcello de Oliveira Pinto </u> (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Rosane Fernandes Lira da Silva (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Neste apresentação discutirei o insólito literário como uma estratégia de representação das experiências narrativas que destaca as tensões entre as esferas do autor, do leitor e do texto, evidenciando o caráter construtivo da literatura. Tais tensões sugerem um mergulho na complexidade das ações literárias e destacam seus elementos principais, como, por exemplo, as expectativas de fruição, as demandas dos contextos de produção e a natureza das engrenagens que movimentam  ao fixarem no seu meio específico  as marcas do código lingüístico. Desta articulação, a possibilidade de um enquadre teórico que dê conta da complexidade de se pensar o conceito de insólito como um efeito da ação literária no espaço de um sistema literário ganha corpo e se estabelece como um desafio no espaço das teorias da literatura. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>