ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1095-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1095-1</td><td><b>OLHARES EM MOVIMENTO: O ESTRANGEIRO EM VICKY CRISTINA BARCELONA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Fabiana Crispino </u> (PUC-RIO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A sociedade ocidental contemporânea é marcada pela configuração cada vez mais diversificada dos mercados, das técnicas de produção e reprodução de imagens e dos fluxos comunicacionais. Com o aumento dos processos de globalização e as discussões decorrentes da ampliação e da complexificação da interação entre os povos, bem como a circulação otimizada de informações e de bens comerciais e culturais, cresce também a problematização da convivência simultânea entre civilizações e tradições distintas. Esta proximidade traz à tona a questão do olhar e do diálogo com o outro como alguns dos expoentes fundamentais no delineamento das identidades dentro de um contexto pluralizado de diversidade e de multiplicidade, potencializado pela interferência das novas tecnologias e dos meios de comunicação massivos, não só pelo questionamento das fronteiras espaciais e temporais, mas também pelo estímulo ao contato facilitado através dos processos de interação trazidos com o advento da era digital. Pensando neste sentido, o objetivo desta reflexão é analisar certos deslizamentos das noções de identidade e de alteridade, tendo em vista especialmente as complexidades próprias do conceito de estrangeiro, através de uma leitura do filme <i>Vicky Cristina Barcelona</i> (2008), dirigido por Woody Allen.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>