ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1099-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1099-1</td><td><b>CAIO FERNANDO ABREU: CONTO E FRAGMENTO TESTEMUNHAL</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Camila Morgana Lourenço </u> (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho prevê refletir sobre a produção ficcional de Caio Fernando Abreu (1948-1996), em especial alguns de seus contos publicados na coleção <i>Caio 3D</i>, sob a perspectiva do testemunho, ao considerar que a literatura carrega sempre em si uma carga testemunhal  servindo-se à preservação da memória e, ao mesmo tempo, ao esboço de uma nova história. Isso porque, ao operar, de certa forma, um registro do presente, os contos de Caio Fernando Abreu oferecem um registro literário do presente  um presente que não deixa de ser também inventado pelo sujeito que o tece pela via da experiência. Por isso, pensar o testemunho nos contos desse escritor é encontrar laços entre verdade e ficção, contaminações entre história e forma e associações entre ética e estética, explorando o olhar lançado por Walter Benjamin sobre a experiência  esta que perpetua mais do que a memória de si.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>