ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1119-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1119-1</td><td><b>As literaturas lobatiana e protestante: o caminho para a formação de um cidadão.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Sílvia Cristina Cópia Carrilho Silva Martins </u> (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie) ; Rosana Maria Pires Barbato Schwartz (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este artigo problematiza a interferência das norte-americanas na educação brasileira e a importância da literatura no processo de ensino-aprendizagem. A literatura é um documento histórico, além de gerar saberes e conhecimentos. O autor Monteiro Lobato, como poucos escritores, fez disso seu ideal de vida. A escola no período de 1870 a 1930, no Brasil, promovia um distanciamento dos alunos em relação à realidade, o que diferenciava da educação norte-americana. As mulheres americanas, assim como alguns autores infantis, faziam questão de transmitir uma visão de mundo idealizada sob o pretexto de poupas as crianças das descobertas das mazelas sociais. Desse modo, essas professoras protestantes utilizavam da literatura infantil e da leitura silenciosa como método de educação. Assim, pretende-se mostrar por meio da análise de específicas obras lobatianas e da literatura protestante que, se bem trabalhadas, elas servem de recurso para a formação do cidadão, uma vez que ampliam seu conhecimento sobre a realidade de algumas questões fundamentais, tais como: a ética, o preconceito, a religiosidade, a valorização da criança e da mulher.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>