XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1121-1


Oral (Tema Livre)
1121-1A EXPRESSÃO DO CONTEMPORÂNEO NA ESCRITA DE SI:RELENDO WALTER BENJAMIN
Autores:Daise de Souza Pimentel (UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO)

Resumo

Se nos anos 60, com Foucault e barthes, o reino do autor foi abalado, na produção literária contemporânea o movimento do "retorno do autor" se apresenta como forte tendência, verificável em várias obras de autores brasileiros como "O falso mentiroso: memórias", de Silviano Santiago, "Budapeste", de Chico Buarque, "Nove noites", de Bernardo Carvalho e "Berkeley em Bellagio", de João Gilberto Noll, entre outros mais recentes. Todos eles põem em questão o papel do autor – e também o gênero literário autobiografia – ao fazer autoficção. ਀䔀猀猀愀 爀攀椀渀瘀攀渀漀 搀漀 樀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 攀洀瀀爀椀挀漀 攀 漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 搀攀挀漀爀爀攀 搀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 搀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 洀攀椀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀椀最椀琀愀椀猀⸀  䔀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 瘀攀挀甀氀漀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀愀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 琀攀洀 琀攀渀琀愀搀漀 猀攀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀爀 挀漀洀 攀猀猀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 瘀椀瘀椀搀漀Ⰰ 愀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 ᰀ攠甀ᴀⰠ 焀甀攀 猀攀 搀椀稀 愀甀琀漀爀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀  伀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 挀漀洀漀 愀 吀嘀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀ⴀ猀攀 攀洀 挀愀洀瀀漀 昀爀琀椀氀 瀀愀爀愀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀猀 ᰀ攠砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀ᴀ†搀攀 愀最漀爀愀㨀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 昀愀琀漀猀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀漀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 攀甀 焀甀攀 焀甀攀爀 猀攀爀 渀漀琀愀搀漀 攀Ⰰ 洀愀椀猀 愀椀渀搀愀Ⰰ 猀攀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀⸀  A discussão sobre a exposição do sujeito e de suas experiências reais nas páginas de um livro, como também nas telas virtuais, ocorre muitas décadas depois dos célebres ensaios de Walter Benjamin “Experiência e pobreza”, de 1933 e “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, de 1936. Para Benjamin, a crise da narrativa foi consequência da perda da comunicabilidade da experiência na modernidade, era da informação e da técnica. ਀一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀渀栀漀 愀 爀攀氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 戀攀渀樀愀洀椀渀椀愀渀漀 猀漀戀爀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 猀渀琀攀猀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 洀椀渀栀愀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 猀甀樀攀椀琀漀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 攀氀攀 猀攀 爀攀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀攀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀⸀ 一愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀 栀漀搀椀攀爀渀愀猀  渀漀 ᰀ攠猀瀀愀漀 戀椀漀最爀昀椀挀漀ᴀⰠ 猀攀挀甀渀搀愀渀搀漀 䰀攀漀渀漀爀 䄀爀昀甀挀栀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 挀漀洀 漀 攀甀 攀 挀漀洀 漀 漀甀琀爀漀 搀愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀攀⸀  䔀猀猀攀 攀渀挀漀渀琀爀漀 琀愀洀戀洀 漀挀漀爀爀攀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀爀漀瀀挀椀漀猀  攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀愀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 漀 攀猀瀀愀漀 洀椀搀椀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀漀 搀攀猀攀樀愀搀愀 瀀漀爀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 愀渀渀椀洀漀猀 攀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 搀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀⸀ ਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀