ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1132-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1132-1</td><td><b>É tudo no meu nome! Letramentos em imagens das periferias</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Lúcia Silva Souza </u> (UFBA - Universidade Federal da Bahia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Por meio da análise multimodal de um corpus constituído por um conjunto de capas dos livros publicados pela Edições Toró, a comunicação apresenta olhares sobre discursos que sustentam práticas de letramentos vivenciadas por escritores e escritoras filiados/as a literatura periférica. A partir de uma abordagem enunciativo-discursiva busca-se mapear como são construídos e anunciados seus posicionamentos identitários envolvendo aspectos tais como raça, classe, gênero e outros. Ao levar a público diversos trabalhos nos mais diferentes espaços os escritores e escritoras da literatura periférica imprimem relevos singulares aos usos sociais da linguagem - na escrita, na oralidade, na imagem - o que lhes permite firmar-se como agentes de letramentos. Interessa, entre outras questões, refletir sobre os novos contornos e as implicações de tais práticas para adensar as discussões em torno da noção de letramentos de reexistência, termo que venho utilizando para analisar produções vinculadas ao universo da cultura hip-hop.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>