ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1141-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1141-1</td><td><b>LETRAS E IMAGENS SE [CON] FUNDEM: O FEMININO ENTRE DOIS PLANOS./ PALAVRAS-CHAVE: literatura, cinema, intertextualidade, feminino.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Sônia Maria Fernandes dos Santos </u> (FAINPI - Facildades Integradas Ipiranga) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A ação recíproca dos seres humanos com o mundo se estabelece, basicamente, na migração das imagens da modernidade e a literatura metamorfoseia-se no eixo das novas técnicas e de processos de formas de expressão, em função da imagem e esta, por outro lado, pode apoiar-se na literatura. Assim como o texto escrito, a imagem também produz fala através de suas significações, metáforas e símbolos. Este estudo parte da análise do texto fílmico "O Vestido", de Paulo Thiago, o qual é baseado no texto literário "Caso do Vestido", de Carlos Drummond de Andrade, tendo como recorte o fenômeno do duplo, simbolizado pelas personagens Ângela e Bárbara, protagonistas do filme, em que um vestido desvelará seus sonhos e desejos íntimos. A pretensão é viabilizar um diálogo entre literatura e cinema, pela interface entre tais sistemas semióticos, a partir de procedimentos evidenciados pela literatura comparada.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>