ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1145-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1145-1</td><td><b> Não éramos apenas invertidos. Éramos inversões um do outro - Homoerotismo na graphic novel Fun Home: Uma Tragicomédia em Família, de Alison Bechdel</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Renata Lucena Dalmaso </u> (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O presente trabalho é um estudo sobre o homoerotismo na HQ autobiográfica de Alison Bechdel, <i>Fun Home: Uma Tragicomédia em Família</i>. O romance retrata o processo de <i>coming out</i> da personagem principal Alison, que acaba por trazer à tona outro caso de homossexualidade na família, o de seu pai. A narrativa trabalha com duas facetas da experiência homoafetiva, estabelecendo pai e filha como duplos um do outro e contrapondo uma vivência de repressão com uma de aceitação, respectivamente. Esse paralelo entre a experiência de ambos também é evidente na  inversão dos papeis tradicionais de gênero ao longo da narrativa, onde Alison aparece como <i>butch</i> desde criança ao mesmo tempo que descreve seu pai como afeminado. Neste trabalho analiso o contraste entre essas vivências, suas expressões e seus contextos, e em como esses contrastes são representados em uma obra ex-cêntrica, ou seja, pertercente a um gênero discursivo tido como marginal, como os quadrinhos. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>