ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1155-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1155-1</td><td><b> DEPOIS DE AGOSTO : A VIVÊNCIA PESSOAL NA CONSTITUIÇÃO DA FICÇÃO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>André Luiz Gomes de Jesus </u> (UNESP - Universudade Estadual Paulista) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A presente comunicação tem por objetivo analisar o conto  Depois de agosto , de Caio Fernando Abreu, inserido no livro <i>Ovelhas negras</i> (1995). No conto, pode-se perceber uma relação entre a narrativa e certos traços autobiográficos do próprio escritor. Tais traços são articulados à narrativa por meio de um processo de desreferencialização, de modo a apagar os elementos referenciais capazes de ligar explicitamente a história narrada à vivência particular de Abreu. Desse modo, o vivido é trabalhado de maneira que a ficção se sobreponha aos elementos factuais. Nesse sentido, o que se busca, na presente comunicação, é demonstrar as estratégias que Abreu utiliza para a constituição de seu texto, buscando, sempre, mesmo quando se  projeta como personagem de seu texto, a valorização de elementos ficcionais, ou seja, literários. Podemos afirmar de antemão que a estratégia de Abreu se aproxima, respectivamente, dos conceitos de autobiografia como representação ficcional do vivido no plano real (GUSDORF, 2006) e do contemporâneo conceito de autoficção (COLONNA, 2004), que entende a escrita autobiográfica com uma espécie de deslizamento da personagem que representa o autor para o universo ficcional. Por meio da leitura do conto e do cotejo entre as duas perspectivas teóricas, tocaremos em aspectos importantes e atuais para a Teoria Literária contemporânea.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>