XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Resumo:1156-1


Oral (Tema Livre)
1156-1Adaptação e transposição intersemiótica em A última tempestade de Peter Greenaway਀㰀⼀戀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 瘀愀氀椀最渀㴀琀漀瀀㸀䄀甀琀漀爀攀猀㨀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀㰀甀㸀䴀愀爀椀愀 䰀甀椀稀愀 䜀甀愀爀渀椀攀爀椀 䄀琀椀欀 㰀⼀甀㸀  ⠀唀倀䴀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀爀攀猀戀椀琀攀爀椀愀渀愀 䴀愀挀欀攀渀稀椀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⼀ 䈀爀愀猀椀氀⤀ 㬀 䌀氀椀愀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 䠀攀氀攀渀攀   ⠀唀倀䴀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀爀攀猀戀椀琀攀爀椀愀渀愀 䴀愀挀欀攀渀稀椀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⼀ 䈀爀愀猀椀氀唀倀䴀 ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀爀攀猀戀椀琀攀爀椀愀渀愀 䴀愀挀欀攀渀稀椀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⼀ 䈀爀愀猀椀氀⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀㸀㰀戀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀刀攀猀甀洀漀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀戀㸀㰀瀀 愀氀椀最渀㴀樀甀猀琀椀昀礀 挀氀愀猀猀㴀琀爀攀猀㸀㰀昀漀渀琀 猀椀稀攀㴀㈀㸀倀愀爀愀 焀甀攀洀 愀猀猀椀猀琀攀 愀漀 昀椀氀洀攀 ∀䄀 切氀琀椀洀愀 琀攀洀瀀攀猀琀愀搀攀∀⠀∀倀爀漀猀瀀攀爀漀ᤀ猠 戀漀漀欀猀∀Ⰰ ㄀㤀㤀㄀⤀Ⰰ 爀攀氀攀椀琀甀爀愀 漀甀 爀攀挀爀椀愀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 搀愀 瀀攀愀 ∀䄀 琀攀洀瀀攀猀琀愀搀攀∀ ⠀㄀㘀㄀㄀⤀ 搀攀 圀椀氀氀椀愀洀 匀栀愀欀攀猀瀀攀愀爀攀Ⰰ 猀攀洀 瀀爀瘀椀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀 椀渀最氀猀 倀攀琀攀爀 䜀爀攀攀渀愀眀愀礀 渀漀猀 搀漀洀渀椀漀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 搀愀 瀀攀爀愀Ⰰ 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 搀愀猀 愀爀琀攀猀 瀀氀猀琀椀挀愀猀 攀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 琀攀洀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀攀攀渀搀攀爀 搀攀 椀洀攀搀椀愀琀漀 攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 ᰀ琠攀挀渀漀攀猀琀琀椀挀漀ᴀ†攀洀 琀漀搀愀 愀 猀甀愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀⸀   Distanciando-se do viés utilizado por muitos diretores no processo de adaptação de textos clássicos da literatura, Peter Greenaway não reconstitui pela imagem o fio narrativo da matriz shakespeariana, mas transfigura-o, criando um mosaico de imagens, vozes e textos. ਀一愀 琀爀愀渀猀挀爀椀漀 栀戀爀椀搀愀 攀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 瀀攀愀 搀攀 匀栀愀欀攀猀瀀攀愀爀攀Ⰰ 䜀爀攀攀渀愀眀愀礀 挀爀椀愀 甀洀 挀椀渀攀洀愀 瀀漀氀椀昀渀椀挀漀Ⰰ 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 愀氀甀猀攀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀 爀攀挀爀椀愀攀猀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀 挀漀洀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 瀀椀挀琀爀椀挀漀 戀愀爀爀漀挀漀 攀 爀攀渀愀猀挀攀渀琀椀猀琀愀⸀ Demonstrar as imbricações desse mosaico, enriquecido com elementos de outras semioses, mídias ou hipermídias, em seu diálogo com o texto shakespeariano, é, pois, o desafio a que nos lançamos neste breve estudo.਀㰀⼀昀漀渀琀㸀㰀⼀瀀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀