ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1167-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1167-1</td><td><b>Razão e emoção nos atos de leitura</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Heidrun Krieger Olinto </u> (PUC-RIO - Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Uma nova ênfase sobre a co-presença de aspectos cognitivos e emocionais em todas as formas de construção de conhecimento oferece perspectivas especialmente promissoras no campo disciplinar dos estudos de literatura. Entre os defensores de uma ciência da literatura que se abre vigorosamente para uma teorização comprometida com uma agenda com ênfase sobre o prazer destaca-se o projeto de Thomas Anz a favor de uma teoria da literatura hedonista que sublinha expressamente os efeitos afetivos provocadas pelo encontro com literatura. Para o autor de <i>Literatur und Lust. Glück und Unglück beim Lesen</i> (Literatura e prazer. Felicidade e infelicidade na leitura), a garantia de uma cientificidade nos estudos literários ao preço de uma frieza emocional artificial e de uma anestesia racional equivale ao bloqueio de dimensões essenciais da arte e da literatura, mutilando assim uma experiência de leitura plena (ANZ, 2002, p.1). Ao mesmo tempo, nada impede que ela seja analisada racionalmente, cientificamente, contanto que este discurso não estabeleça fronteiras intransponíveis entre ciência, sentimentos e emoções. Trata-se de um projeto fundamentado em hipóteses neuropsicológicas recentes acerca do cruzamento de aspectos cognitivos e afetivos na produção de conhecimento (DAMASIO, 2004) capaz de trazer de volta ao circuito da comunicação literária afetos e efeitos que estimulam novas sensibilidades e intensidades também no tratamento científico do fenômeno literário. Neste âmbito, a reflexão proposta questiona a postura sintomática de uma consciência polarizada entre razão teórica e razão prática, tentando contrapor-lhe uma consciência não dividida com a finalidade de superar a dicotomia entre racionalidade e emotividade ao cobrar uma visão integrada dos processos afetivos e racionais atuantes na produção de conhecimento acerca da literatura. Os efeitos desta revitalização da esfera sensorial na comunicação literária permitem prever ganhos positivos na sua transferência para o espaço do ensino e especialmente na produção criativa de estratégias didáticas que permitem intensificar o encontro com a literatura de forma prazerosa. </font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>