ÿþ<HTML><HEAD><TITLE>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1170-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Oral (Tema Livre)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1170-1</td><td><b>As costuras invisíveis de "A rainha dos cárceres da Grécia"</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Francismar Ramírez Barreto </u> (UNB - Universidade de Brasília) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Personagem problemática, o narrador do romance <i>A rainha dos cárceres da Grécia</i> (1976) -de Osman Lins- é ao mesmo tempo o ator de uma história e um teórico que reflete sobre as costuras invisíveis da ficção. Colocadas de forma obscura (por vezes como críticas) e em princípio longe da história central, algumas discussões em torno a aspectos próprios da literatura emergem também na trama oficialmente protagonizada por Maria de França. Tentar compreender a criação ao invés do autor (entrada de 12.06.74), ensaiar o entendimento dos conceitos levantados nas próprias obras (entrada de 15.07.74), desenhar uma interpretação para o sentido menos visível deste outro lado do romance, será o objetivo composto deste trabalho. Com esse exercício diluído (compreensível na leitura alegórica), o romancista pernambucano procurava refutar, desmontar e contravir certas convenções literárias. As observações levantadas nesta comunicação podem contribuir a entender algumas das preocupações conceituais (dos dilemas e das soluções particulares) do escritor em questão.</font></p></td></tr></table></tr></td></table></body></html>