PRÊMIO DIRCE CÔRTES RIEDEL: RECEBEMOS A INSCRIÇÃO DE 21 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO!

Com grande alegria, anunciamos a inscrição de 21 Dissertações de Mestrado na primeira edição do Prêmio Dirce Côrtes Riedel. Este Prêmio leva adiante um dos propósitos principais da atual Ditetoria da ABRALIC.

Isto é, a ABRALIC não deve se limitar à organização de congressos, porém deve fortalecer-se, participando do dia a dia de suas associadas e de seus associados. Uma Associação forte na área dos estudos literários é fundamental para enfrentar o desafio da presente conjuntura.

O Presidente da Comissão Avaliadora é o Professor Ivo Biasio Barbieri (UERJ); no dia da entrega do Prêmio, será divulgada a composição completa da Comissão Avaliadora.

Dissertações de Mestrado inscritas no Prêmio Dirce Côrtes Riedel:

A cidade reescrita: poesia e arte urbana no trabalho do coletivo transverso

Autora: Larissa Albertti Ramos de Freitas

Orientador: Roniere Silva Menezes

CEFET-Minas Gerais

 

A personagem feminina nos romances de Maria Peregrina de Sousa: ambiguidades e dualidades

Autora: Juliana de Souza Mariano

Orientador: Sérgio Nazar David

UERJ

 

A tarefa de um narrador: abandono e melancolia no romance de Milton Hatoum

Autor: Daniel Muletaler Pinto

Orientador:Pedro Theobald

PUC-Rio Grande do Sul

 

A teoria literária de Jean-Paul Sartre em sua produção romanesca

Autor: Thiago Henrique de Camargo Abrahão

Orientador: Arnaldo Franco Junior

Unesp - São José do Rio Preto

 

As Metamorfoses do Eu e do Texto: o jogo ficcional nos Tristia de Ovídio

Autora: Júlia Batista Castilho de Avellar

Orientador: Matheus Trevizam.

UFMG

 

Elementos da cibercultura e suportes performanciais em 2 ou + corpos no mesmo espaço, de Arnaldo Antunes

Autora: Maria das Graças Vieira da Silva

Orientadora: Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira

UFAM

 

Escrever sem escrever: a literatura de apropriação

Autor: Leonardo Nabuco Villa-Forte

Orientadora: Vera Lúcia Follain Figueiredo

PUC-Rio de Janeiro

 

Formas épicas da dramaturgia da Companhia do Latão: teoria, história e crítica

Autora: Camila Hespanhol Peruchi

Orientador: Alexandre Villibor Flory

UEM

 

Georg Lukács e o espectro do realismo

Autora: Paula Alves Martins de Araújo

Orientadora: Betina Bischof

USP

 

Marco Zero: o romance mural de Oswald de Andrade

Autor: Bruno Nascimento dos Santos

Orientadora: Danielle dos Santos Corpas

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura-UFRJ

 

Narrativas "quase" pós-modernas de João Melo

Autor: Luciano Nogueira

Orientadora: Inara de Oliveira Rodrigues

UESC

 

Nos escombros da memória: reconstrução de identidades em Teoria geral do esquecimento, de Agualusa

Autor: Victor Augusto Corrêa Azevedo

Orientadora: Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco

Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas-UFRJ

 

O absurdo da existência nos contos de Murilo Rubião

Autor: Guilherme Sardas

Orientadora: Vera Bastazin

Programa de Literatura e Crítica Literária-PUC-SP

 

O que tem de ser tem de ser e tem muita força: história, tanatografia e poesia n’o ano da morte de Ricardo Reis

Autora: Ana Clara Magalhães de Medeiros

Orientador: Augusto Rodrigues da Silva Junior

Programa de Pós-graduação em Literatura-UnB

 

O procedimentos criativo em narrativas curtas de Aguinaldo José Gonçalves

Autora: Carila Aparecida de Oliveira

Orientadora: Lacy Guaraciaba Machado

PUC-Goiás

 

Resíduos medievais em Pequeno Romanceiro, de Guilherme de Almeida

Autor: Leonildo Cerqueira

Orientadora: Elizabeth Dias Martins

UFC

 

Retorno à filologia e humanismo em Edward W. Said

Autor: Lucas de Jesus Santos

Orientador: Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

Unicamp

 

Sobre graça, dignidade e beleza em Friedrich Schiller e Heinrich von Kleist

Autora: Carina Zanelato Silva

Orientadora: Karin Volobuef

Unesp-Araraquara

 

Uma ponte entre o Brasil e a França: Histórias da Meia-noite, de Machado de Assis

Autora: Dayane Mussulini

Orientadora: Daniela Mantarro Callipo

Unesp-Assis

 

Valenz(h)uel(l)as: marcas de resistência, memória e cicatriz da ditadura militar argentina na narrativa de Luisa Valenzuela

Autor: Vitor Bourguignon Vogas

Orientador: Wilberth Claython Ferreira Salgueiro

UFES

 

Voices of resistance: intersectionality and agency in Maya Angelou’s I know why the caged bird sings

Autora: Dayane Evellin de Souza Francisco

Orientadora: Susana Bornéo Funck

UFSC

 

Veja mais notícias