Prêmio Blaise Cendrars - Rita Olivieri-Godet

Doutora em Teoria literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em literatura comparada na Université Paris 10 e professora titular de Literatura Brasileira da Université Rennes 2-França, promovida a membro senior do Institut Universitaire de France na seleção dos laureados de 2013, a professora e pesquisadora Rita Olivieri-Godet será agraciada com o Prêmio Blaise Cendrars em cerimônia do XVI Congresso Internacional da ABRALIC. Com ampla produção intelectual sobre as literaturas francesa, quebequense e argentina, Rita Olivieri-Godet possui vários artigos e livros publicados na Europa, no Brasil e no Canadá.

"Foi com imensa alegria que recebi a notícia da indicação do meu nome para receber o prêmio Blaise Cendrars, outorgado pela Diretoria da ABRALIC aos universitários que atuam em universidades estrangeiras por sua contribuição ao estudo da literatura brasileira, em chave comparada, prêmio que muito me honra. São vinte e quatro anos dedicados ao ensino, à pesquisa e à difusão da literatura brasileira, através de publicações em francês e em português e da organização de colóquios, na França ou em universidades brasileiras e quebequenses, em parceria com colegas. Uma longa travessia que me possibilitou construir muitas pontes e, sobretudo, muitas amizades. Amigos e cúmplices das letras que nos permitem resistir, existir", escreveu Olivieri-Godet à associação.

"No momento atual em que as universidades brasileiras sofrem um ataque inusitado por parte do governo, o prêmio Blaise Cendrars, que muito me orgulha, também me confere mais responsabilidade para continuar produzindo e mais legitimidade para me associar à luta em defesa do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições federais brasileiras. A outorga do prêmio Blaise Cendrars, durante a cerimônia de encerramento do Congresso da ABRALIC 2019, será para mim um momento marcante no meu percurso de professora-pesquisadora", conclui, em carta enviada à gestão.

 

Veja mais notícias